A Pratecom tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos 
dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site e lojas 
físicas. Para que entendam melhor quais informações coletamos e como as utilizamos, 
armazenamos ou excluímos, detalhamos a seguir nossa Política de Privacidade.
Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando 
necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções 
solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido 
chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.
A fim de facilitar o entendimento da nossa Política de Privacidade, apresentamos um 
resumo:
Agente de tratamento dos dados: Pratecom
Papel da Pratecom no tratamento dos dados: Predominantemente controlador
Tipo de informações pessoais coletadas: A Pratecom coleta as informações que o 
Cliente fornece quando se cadastra e cria uma conta em “Minha Conta”, em nosso site e 
aplicativo, e/ou quando faz uma compra ou troca produtos nas lojas físicas.

Com que finalidade utilizamos seus dados pessoais?

Para entregar os produtos ou serviços adquiridos;
Para mantê-lo informado sobre o status do seu pedido;
Para coordenar com parceiros a entrega ou disponibilização de serviços;
Para a realização de trocas;


Seus direitos

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) dá ao Cliente o direito de solicitar a Pratecom, a 
qualquer momento, mediante requisição formal, informações referentes aos dados 
tratados.

Para que a Política de Privacidade seja bem compreendida, é fundamental esclarecer 
alguns conceitos importantes:

Cliente – toda pessoa física que adquire produtos ou serviços nas lojas físicas, site e 
aplicativo;

Dados pessoais – qualquer informação relacionada a uma pessoa que a identifique ou 
que, usada em combinação com outras informações tratadas, identifique um indivíduo. 
Ainda, qualquer informação por meio da qual seja possível identificar uma pessoa ou 
entrar em contato com ela.
Tratamento de dados pessoais – considera-se tratamento de dado pessoal a coleta, 
produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, 
distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou 
controle da informação, comunicação, transferência, difusão ou extração de dados de 
pessoas físicas.
Titular dados – qualquer pessoa física que tenha seus dados pessoais tratados pela 
Pratecom;
Finalidade – o que queremos alcançar com o tratamento de dados pessoais.
Necessidade – o tratamento de dados pessoais deve se limitar ao mínimo 
necessário para o propósito almejado. Ou seja, deve ser pertinente, proporcional e não 
excessivo.
Consentimento – autorização clara e objetiva que o titular dá para tratamento de seus 
dados pessoais com finalidade previamente estipulada. Após dar o consentimento, você
pode revogá-lo a qualquer momento. A revogação não cancela os processamentos 
realizados previamente.


1. A quem essa política de privacidade se aplica?

Aplica-se a todos os clientes da Pratecom, incluindo site e lojas físicas, que de alguma 
forma tenham os dados pessoais tratados por nós.


2. Que tipo de informações pessoais coletamos e utilizamos?

A Pratecom coleta e armazena os seguintes tipos de informações:
Informações que você nos fornece: a Pratecom coleta informações do Cliente de 
diversas formas: adquire um dos serviços oferecidos pelas lojas físicas e site; cria uma 
conta e fornece dados no “Minha Conta”; faz um pedido em nosso site; retira um produto 
que comprou pelo site nas lojas físicas; quando participa de pesquisas ou promoções de 
marketing etc. Dentre as informações que podem ser solicitadas estão: nome completo, e￾mail, data de nascimento, gênero, endereço e números de telefone.


3. Por que solicitamos seus dados pessoais?

Os dados são necessários para:
entregar os produtos adquiridos ou o serviço contratado;
otimizar sua interação conosco;
garantir a segurança do site, de seu aplicativo e dos dados que processa;
informar o Cliente sobre as ofertas e divulgar os nossos serviços;
cumprir obrigações legais;
fins administrativos e de gestão.
O fornecimento dos dados permite:
entregar os produtos ou serviços adquiridos;
realizar o processo de troca ou devolução de produtos, dentro do prazo estabelecido pelo 
CDC (Código de Defesa do Consumidor);
enviar atualizações sobre o status do pedido e comunicações de serviços;
coordenar com parceiros a entrega ou disponibilização de serviços;
prestar serviços adequados às necessidades do Cliente;
manter o Cliente informado sobre os produtos e serviços que oferecemos;
executar publicidade online direcionada;
prevenir, detectar e investigar atividades que estejam em desacordo com o nosso Código 
de Conduta ou que sejam proibidas ou ilegais; melhorar nosso website, produtos e 
serviços.


4. Com quem compartilhamos seus dados?

As informações coletadas somente serão compartilhadas quando forem necessárias: (i) 
para prestação adequada dos serviços objeto de suas atividades com empresas parceiras; 
(ii) proteção em caso de conflito; (iii) mediante decisão judicial ou requisição de autoridade 
competente; (iv) com empresas provedoras de infraestrutura tecnológica e operacional, 
como empresas intermediadoras de pagamento e provedoras de serviço de 
armazenamento de informações.


5. Por quanto tempo armazenamos informações pessoais? 

Armazenamos as informações dos Clientes de acordo com as normas de prescrição do 
Direito brasileiro.


6. Como você pode manter suas informações pessoais seguras?

A Pratecom utiliza os melhores protocolos de segurança para preservar a privacidade dos 
dados dos Clientes, mas também recomenda medidas de proteção individual.
Para manter a segurança e proteção dos seus dados pessoais fornecidos no cadastro ou 
nas compras, em nenhuma hipótese o seu login e senha devem ser compartilhados com 
terceiros. Além disso, ao acessar o seu cadastro pelo “Minha Conta”, principalmente em 
computadores públicos, certifique-se de que você realizou o logout da sua conta para 
evitar que pessoas não autorizadas acessem e utilizem as informações sem o seu 
conhecimento.
Não solicitamos dados pessoais por telefone, WhatsApp, SMS ou e-mail. Em nenhuma 
hipótese eles devem ser fornecidos, pois pode ser uma tentativa de uso indevido.


7. Legislação e foro

Esta política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República 
Federativa do Brasil, especialmente a Lei nº 13.709/2018, independentemente das Leis de 
outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio do Cliente para dirimir 
qualquer dúvida decorrente deste documento.


Política de Troca e Devolução

O produto poderá ser devolvido em até 7 dias úteis após o recebimento do mesmo e 
deverá estar nas mesmas condições em que estava no ato de seu recebimento. O produto 
deverá ser encaminhado sem indícios de uso e sem avarias, acompanhado do DANFE 
(Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) e todos os seus acessórios. Caso contrário 
a troca ou devolução não será aceita.
Para realizar a devolução você deve enviar um e-mail para comercial2@pratecom.com.br, 
descrevendo o motivo da solicitação de devolução, para que possamos entrar em contato 
com as especificações do processo.


Devolução de Pagamento por Cartão de Crédito

Em caso de produtos pagos por cartão de crédito, seguiremos as Políticas de Devolução
impostas pelo empresa intermediadora (PagSeguro).


Devolução de Pagamento por Transferência ou Depósito Bancário

Pagamentos realizados por transferência ou depósito bancário serão restituídos em sua 
totalidade, via transferência bancária, no ato do recebimento do produto devolvido, desde 
que o mesmo se encontre nas mesmas condições em que foi enviado.